segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

LIVRO: Clube da Insônia (Tico Santa Cruz)


CLUBE DA INSÔNIA
Autor: Tico Santa Cruz
Editora: Belas Letras
Ilustrações: Carlinhos Muller
Categoria: Literatura Brasileira
104 páginas - Ano: 2012


Sinopse:
Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer.




Minha opinião:
(Texto escrito e publicado originalmente em 22/01/2014, no Skoob)

Esse é pra quem, como eu, adorava ficar “passeando” pelo blog Clube da Insônia, do Tico Santa Cruz. O livro reúne ótimos textos publicados pelo vocalista do Detonautas Roque Clube, uma coleção incrível pra quem é fã – e até para quem não é, também. Meu exemplar chegou em casa, autografado e com marcador de página. Demorei um pouco para ler, mas finalmente o fiz e vou escrever um pouco sobre esse que foi o primeiro livro do autor.

Pra começar, um breve comentário sobre as ilustrações de Carlinhos Muller: são incríveis!
Aliás, adorei todo o projeto gráfico e a diagramação. Parabéns à Editora Belas Letras.

A obra é dividida em duas partes. Na primeira, textos mais pessoais. A madrugada, as noites em claro, a conversa com a própria consciência, os prazeres e tragédias da vida, as confissões, a “viagem” de autoconhecimento, o amor, a intimidade, a solidão, as certezas e incertezas... elementos explorados em textos que transbordam sentimentos.

A segunda parte traz textos mais críticos. Elementos como política, violência, desigualdade, a hipocrisia da sociedade, a crítica aos humanos feita por um felino, o descaso, o poder, a imprensa, o consumismo, os nossos valores, as nossas ilusões e a realidade brasileira marcam cada uma das páginas em preto e branco, branco e preto.

Ao todo são 22 textos. Crônicas, contos e poesias recheados de pensamentos, reflexões, desabafos...


Gosto do Tico porque ele diz o que pensa, com autoridade e posicionamentos fortes, joga verdades na cara, “põe o dedo na ferida”, sem poupar ninguém, e com isso nos leva a refletir, a olhar para a “vida real”, o que faz desse um livro inquietante – e me faz querer ler seus livros lançados em seguida. Os textos são ótimos, e é difícil escolher um favorito. Dá pra se identificar com boa parte. É um livro pra ser amado ou odiado. E minhas considerações finais são positivas. Leia, e tire suas próprias conclusões.


Nota: 4 (de 5 estrelas)



postado por Bruno Souza.
Segunda, 24 de fevereiro de 2013. 16:00




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 LADO B. - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT